A Craftec

Nós da Craftec temos um objetivo claro: a fabricação de soluções em polímeros. Para isso utilizamos das técnicas mais inovadoras da área, tendo como resultado a produção de impressões precisas e bem acabadas. Em um mercado tão novo e em desenvolvimento, estamos em constante evolução e sempre adquirindo conhecimento para entregar um produto superior à cada impressão. Atualmente estamos situados em Belo Horizonte, Minas Gerais e realizamos entregas para todo o Brasil.

Desenvolvimento

Nós contamos com uma equipe de profissionais criativos e inovadores do ramo de modelagem 3D, incluindo um projetista de peças mecânicas treinado e certificado em Solid Works e um modelador e escultor 3D com experiência em Blender, Maya e outros softwares de modelagem artística.

Desenvolvemos e trabalhamos com diversas técnicas inéditas que proporcionam a interação entre a modelagem técnica e a modelagem artística, possibilitando o projeto de peças úteis e fiéis ao projeto, e ao mesmo tempo com design inovador e desafiador.

icone3.jpg

Impressão 3D

Nós trabalhamos com o método de impressão 3D chamado FDM (fused deposition modeling) para polímeros, mais especificamente ABS (alta resistência mecânica e térmica) e PLA (biodegradável e de melhor aspecto visual).  

FDM é uma tecnologia de manufatura comumente usada para modelagem, prototipagem e aplicações de produção, sendo atualmente a mais aplicada no ramo de prototipagem rápida. 

O processo funciona com um princípio "aditivo" depositando material em camadas. Um filamento plástico é desenrolado de uma bobina, alimentando um bico extrusor aquecido, que derrete e solidifica novamente o polímero produzindo a peça desejada. 

Além dos filamentos de uso comum na impressão 3D FDM, estamos constantemente estudando e testando os filamentos experimentais do ramo (madeira, flexível, nylon, etc).

Acabamento

Assim como todos os processos de produção, a impressão 3D FDM possui suas limitações, que variam do fato de cada peça ser impressa em apenas uma cor à dificuldade de reproduzir detalhes muito pequenos (menores que 1mm³).

Tendo em vista vencer ou amenizar tais limitações, e também oferecer uma peça com um visual agradável e profissional, nós trabalhamos e estamos sempre desenvolvendo diversas técnicas de acabamento como diferentes tipos de pintura e de polimento químico e físico.