Já pensou em aprender a imprimir as suas próprias coisas em 3D?

Já pensou em aprender a imprimir as suas próprias coisas em 3D?

Ter e utilizar uma impressora 3D ainda requer um mínimo de domínio da tecnologia para que a sua experiência não seja recheada de frustrações desnecessárias. É bem como ter um carro ou uma moto: se você não der manutenção com uma certa frequência, você vai acabar com uma máquina estragada e muita dor de cabeça. Ficar completamente dependente de terceiros para essas funções pode se tornar caro e no mínimo te tomar um tempo precioso. 

Transforme seu celular em uma impressora 3D

Ao longo dos anos estamos presenciando um enorme avanço no que diz respeito a construção de impressoras 3D. Eixos diferentes, câmaras para manutenção de temperatura, matérias primas que mais parecem magia dentre outras inovações. O que ninguém esperava é uma impressora 3D completamente portátil e que funciona com a ajuda de um celular sendo comercializada ainda em 2016.

A Olo é uma impressora 3D digamos, um pouco diferente. No lugar de várias peças móveis, temos na Olo um espaço para o encaixe do telefone, um recipiente para o derramamento da resina e uma plataforma que se move somente no eixo Y. O celular é responsável por desenhar padrões luminosos na tela e, por meio de reações químicas, a resina fotossensível vai se solidificando e formando o objeto 3D.

O projeto está no Kickstarter e a ideia agradou tanto que, dos USD$80.000,00 pedidos pelos idealizadores, o projeto já conta com mais de USD$2.000.000,00 financiados. As recompensas disponíveis na campanha contém canecas, camisetas, adesivos, impressoras 3D Olo e até kits completos com todas as resinas disponíveis. Uma Olo banhada a ouro também é oferecida para aqueles que querem suas impressões 3D um pouco mais luxuosas.


Com o preço de USD$99,00 a Olo é uma forma de se criar impressões 3D impressionantemente barata. Para funcionar ela necessita somente de 4 pilhas AA e um pouco de resina fotossensível. Bom, para nós brasileiros a brincadeira fica um pouco mais cara. Caso comprássemos o modelo de USD$99,00, segundo o câmbio de abril de 2016 e as leis de imposto aplicáveis à Belo Horizonte - Minas Gerais, pagaríamos por volta de R$900,00.

Empresa americana lança Kickstarter para vasos de planta impressos em 3D.

Uma empresa americana de Austin, no estado do Texas, está atualmente com uma campanha no Kickstarter para o financiamento do projeto “3D Growers”. A ideia é usar a impressão 3D para produzir uma grande variedade de vasos de plantas, estimulando o aumento da cultura “grower” com a ajuda da tecnologia. Os donos da Logro Farms, Ryan Sansbury e Jeremy Bastian, responsáveis pelo projeto, disponibilizam como recompensas da campanha vasos de plantas que vão desde minúsculos anéis e colares até recipientes 100% customizados e estruturas modulares para o cultivo de uma pequena “horta” caseira. Além dos vasos (que podem até ser produzidos à partir de materiais reciclados), a Logro Farms também envia as sementes e um pouco de terra fértil para facilitar a vida de quem quer se aventurar pela jardinagem. Para a confecção dos vasos a empresa atualmente usa uma Impressora 3D FDM Desktop comum mas esperam que, com a ajuda dos USD$12.000,00 da campanha, possam comprar uma impressora de escala industrial.

E você? Gosta de jardinagem? Nunca praticou mas tem interesse? Já pensou em ter um conjunto de vasos completamente customizados na forma que você quiser? Achou a ideia da Logro Farms mas não quer passar pelo incômodo de ter que importar seus vasinhos? A gente aqui da Craftec faz isso também! Mande um email, uma mensagem no facebook, uma carta, um sinal de fumaça (pode ser só uma das opções) e a gente te ajuda a planejar uma hortinha bem bacana. Para ajudar na criatividade, o Thingiverse tem vários modelos de vasos prontos para a impressão.

Mattel revela seu "brinquedo que imprime outros brinquedos"

Quando falávamos em crianças fabricando seus próprios brinquedos, pensávamos em pipas, carrinhos de madeira, bonecas de pano e outros objetos simples porém estamos caminhando para novos tempos. Para muita gente soa como ficção científica, mas a Mattel anunciou a pré-venda da Thingmaker, uma impressora em 3D para crianças.

Lançado pela primeira vez na década de 1960, a Thingmaker original utilizava plástico líquido e moldes de metal. O sistema atual funciona através de uma impressora 3D FDM juntamente com um aplicativo para Android e iOS, permitindo o desenvolvimento de objetos e conexão wireless com a impressora. O app já está disponível para download e conta com uma biblioteca de variados objetos básicos, com juntas simples e de fácil modificação.

Segundo a Mattel a impressora aceitará todos os tipos de filamentos plásticos utilizados atualmente por outras máquinas, a empresa também anunciou que lançará a sua própria linha de produtos. Segundo o jornal USA Today, o carretel de 1kg de filamento será capaz de imprimir algo próximo de 20 estatuetas, 30 joias ou 100 anéis, levando de 30 minutos à algumas horas para produzir os brinquedos.

Custando USD$299, a Thingmaker tem um preço competitivo e vem com sistemas que aumentam a segurança, como a tranca automática da porta durante o funcionamento e a retração do bico de extrusão, prevenindo machucados  sérios em crianças mais curiosas.


5 sites gratuitos onde você encontra qualquer coisa para imprimir em 3D

Engana-se quem acha que é necessário um conhecimento avançado em modelos 3D ou a contratação de um profissional para conseguir ter alguma coisa impressa. Foi justamente com foco na praticidade que vários agregadores de arquivos .STL foram surgindo nos últimos anos, perfeitos para aqueles que não querem gastar muito tempo nem dinheiro para imprimir algo. O sistema é simples e já é praticado amplamente em outros países:

1 - A pessoa acha um objeto que gostaria de ter em algum site agregador de .STLs

2 - Ela envia o arquivo para uma empresa de impressões 3D (como a Craftec, olha só que coincidência) junto de instruções adicionais quando necessárias.

3 - O modelo é enviado 100% pronto para o cliente.

Modelos para escolher é o que não falta, então vamos aos sites:

1 - Thingiverse

 

Começando pelo maior de todos, o Thingiverse foi criado em 2008 pela já veterana no mercado de impressão 3D Makerbot e possui modelos 3D de variadas categorias, todos postados por uma base enorme de usuários. Como o site não possui um sistema de curadoria a dica é sempre dar preferência para modelos com um grande número de “makes”, dando uma garantia de que o arquivo é funcional. Com uma marca atual de mais de 1 milhão de uploads é bem seguro dizer que provavelmente você encontrará o que procura no Thingiverse.

 

2 - MyMiniFactory

 

Menor que o Thingiverse, porém ainda com algumas centenas de modelos 3D, a proposta do MyMiniFactory é a qualidade acima da quantidade. Os idealizadores do site o descrevem como “a maior plataforma de objetos 3D com curadoria do mundo”. Isso quer dizer que se está na base de dados do MyMiniFactory é porque a impressão é, de alguma forma, garantida.

 

3 - YouMagine

Assim como a Makerbot lançou o Thingiverse, a Ultimaker, outra empresa veterana, fundou o YouMagine. A proposta é basicamente a mesma do Thingiverse e a mesma dica se aplica: dê preferência para modelos com muitos downloads.

 

4 - Pinshape

Sem aporte de nenhuma empresa fabricante de hardwares, o Pinshape mantém uma política de neutralidade no quesito de suporte à impressoras 3D. Além disso é o único dos sites até agora citados que possui, além de uma boa seleção de arquivos grátis, modelos “premiums” que variam de preço de acordo com o estipulado por cada designer.

 

5 - 3Dagogo

Com uma coleção bem reduzida comparada à de outros sites dessa lista, o 3Dagogo também possui uma mistura de modelos pagos e gratuitos que vale a pena conferir.



Clipe hipnotizante do The Chemical Brothers tem como inspiração Impressões 3D.

A dupla eletrônica The Chemical Brothers surpreendeu com o lançamento do clipe de "Wide Open", música que conta com a participação de Beck. O vídeo utiliza de efeitos visuais avançados para transformar uma dançarina (que talvez algumas pessoas reconheçam do filme Ex Machina) em uma escultura 3D de corpo inteiro. 

Bem, tecnicamente é uma escultura em diagrama Voronoi, mas a própria equipe de efeitos especiais do clipe deixou claro que a inspiração foram os modelos impressos em 3D: "Inspirado por estruturas celulares processuais, com o objetivo de misturar o mecânico e orgânico, vemos a protagonista gradualmente se transformar em uma estrutura impressa totalmente em 3D enquanto ela dança pelo estúdio."

Realmente impressionante.

Armas de fogo impressas em 3D são uma realidade cada vez mais próxima.

Cody Wilson, empunhando a sua invenção.

Cody Wilson, empunhando a sua invenção.

Assim como acontece com qualquer outra tecnologia em desenvolvimento, há pessoas que a utilizam para o bem e outras que preferem avançar por campos mais destrutivos. Em 2013 o americano Cody Wilson, fundador da Defense Distributed, causou muita controvérsia ao divulgar o sucesso de seu primeiro projeto: a pistola Liberator, uma arma impressa em 3D com capacidade para disparar apenas um tiro. Inicialmente Wilson disponibilizou o arquivo STL de impressão da arma para download, sendo logo forçado a removê-lo pelo governo dos Estados Unidos, mas não antes de ser baixado por algumas centenas de pessoas. “Uma vez na internet, para sempre na internet” e apesar dos esforços do governo americano os arquivos ainda estão disponíveis em alguns lugares da rede.

O arquivo da Liberator foi removido do site Thingiverse em poucos minutos.

O arquivo da Liberator foi removido do site Thingiverse em poucos minutos.

Mais de dois anos se passaram e Wilson surge na mídia novamente, dessa vez prometendo disponibilizar para impressão o seu mais novo projeto: uma réplica de rifle AR-15 semiautomático. O que mais assusta são os valores, que segundo Wilson giram em torno de USD$150,00 em materiais para cada rifle, algo ridiculamente barato em comparação à arma “de verdade”. Em contrapartida, a impressora 3D necessária para realizar a impressão custa nada menos de USD$21.000,00, tornando inviável uma produção em baixa escala.

Réplica de AR-15 impressa em 3D produzida pela Defense Distributed.

Réplica de AR-15 impressa em 3D produzida pela Defense Distributed.

Wilson diz querer lançar os arquivos na internet até Abril de 2016, caso o governo americano permita. Talvez esses arquivos nunca se tornem disponíveis, mas se a batalha contra a pirataria ensinou alguma coisa é que evitar a difusão de algo na web é quase impossível.


Impressão 3D fidedigna de fetos: uma boa lembrança da gestação ou esquisitice?

bebe-3D

Os pais que queriam ver como seriam seus bebês ainda em gestação já contavam a ultrassonografia comum, porém a imagem gerada por ela não enxerga a pele do feto, o que acaba dificultando na visualização de traços no rosto, por exemplo. Então veio a ultrassonografia 3D, capturando uma imagem bem mais nítida onde realmente se vê a aparência do bebê. Graças a este avanço, já é possível trazer à realidade um modelo em escala real de uma pessoa que ainda nem nasceu.

Na opinião da revista inglesa Channel Mumm, especializada em assuntos de maternidade, a representação em 3D de bebês em gestação é a tendência número 1 para 2016. O processo é relativamente simples: por meio da ultrassonografia 3D, que hoje já é um procedimento amplamente difundido na medicina, é gerado um arquivo 3D que é entregue a uma empresa de impressões. Esse arquivo então é trabalhado, preparado para a impressão e após acabamentos é entregue aos futuros pais. Pensando nessa demanda, aparentemente estranha para alguns porém inegavelmente existente, empresas especializadas surgiram no mercado, como a Wolfprint 3D, despertando a curiosidade de grandes veículos de notícias.

bebe-impressao-3d

Apesar da novidade ter chamado a atenção e gerado interesse, só o tempo dirá se a especialidade crescerá e a pergunta que fica é: e você, teria uma escultura da sua filha(o) mesmo antes dela nascer ou acha que é apenas mais uma moda esquisita que passará em breve?

5 coisas que já são possíveis de se produzir com uma impressora 3D

1 - Próteses

protese-impressao-3D

Como um grande exemplo da tecnologia aplicada em prol de uma boa causa, as próteses desenvolvidas para impressão em 3D são uma opção de custo extremamente acessível. As próteses têm aplicabilidade tanto em humanos, como é o caso do Open Hand Project, quanto em animais, ajudando em casos como o de quando um grupo de adolescentes em 2015 quebrou o bico de um tucano na Costa Rica.

 

2 - Cosplay e Props

cosplay-impressao-3D

Trazer a fantasia para a vida real é sempre bem interessante. Pra quem sempre quis ter aquele artefato mágico do seu filme favorito ou até mesmo se vestir da cabeça aos pés como um personagem de videogame, o advento da impressão 3D incentivou um verdadeiro exército de entusiastas que atualmente não esperam nem a data de lançamento do filme, jogo, quadrinho ou desenho animado para disponibilizar os modelos em 3D para download e produção. Alguns exemplos maravilhosos são: esse blaster do Han Solo, esse capacete de stormtrooper, esse capacete da série de videogame Fallout e esse phaser da série Star Trek.

3 - Acessórios para dispositivos móveis

acessorios-celular-impressao-3D

Capinhas de celular e tablet, suportes que facilitam na hora de assistir um filme, organizadores de cabos e o que mais você imaginar, alguém já projetou e imprimiu. A vantagem no caso da impressão 3D é a total customização do produto. O tema pode ser o filme que você mais gosta, um personagem de videogame, uma frase inspiradora, uma banda ou até você mesmo.

4 - Artigos de moda

moda-impressao-3d

Em 2011 a TIME Magazine nomeou o vestido impresso em 3D da estilista Iris Van Herpen uma das 50 melhores invenções de 2011. De lá pra cá as aplicações de peças produzidas inteiramente em 3D só aumentaram. Em 2015 a Adidas anunciou o desenvolvimento do projeto Futurecraft 3D, tendo como objetivo o desenvolvimento de calçados de altíssima performance completamente impressos sob medida para cada atleta. Pingentes e bijuterias aparecem como um real “trunfo” das impressoras 3D, sendo possível a produção de formas complexas por um baixo custo, como esse bracelete do designer Freshfiber.

5 - Transformar desenhos infantis em realidade

desenho-infantil-impressao-3D

Uma das aplicações mais criativas para a Impressão 3D é dar “vida” para a imaginação do seu filho(a). Os trabalhos do designer espanhol Bernat Cuni  são exemplos de presentes que deixam qualquer criança maravilhada.