5 coisas que já são possíveis de se produzir com uma impressora 3D

1 - Próteses

protese-impressao-3D

Como um grande exemplo da tecnologia aplicada em prol de uma boa causa, as próteses desenvolvidas para impressão em 3D são uma opção de custo extremamente acessível. As próteses têm aplicabilidade tanto em humanos, como é o caso do Open Hand Project, quanto em animais, ajudando em casos como o de quando um grupo de adolescentes em 2015 quebrou o bico de um tucano na Costa Rica.

 

2 - Cosplay e Props

cosplay-impressao-3D

Trazer a fantasia para a vida real é sempre bem interessante. Pra quem sempre quis ter aquele artefato mágico do seu filme favorito ou até mesmo se vestir da cabeça aos pés como um personagem de videogame, o advento da impressão 3D incentivou um verdadeiro exército de entusiastas que atualmente não esperam nem a data de lançamento do filme, jogo, quadrinho ou desenho animado para disponibilizar os modelos em 3D para download e produção. Alguns exemplos maravilhosos são: esse blaster do Han Solo, esse capacete de stormtrooper, esse capacete da série de videogame Fallout e esse phaser da série Star Trek.

3 - Acessórios para dispositivos móveis

acessorios-celular-impressao-3D

Capinhas de celular e tablet, suportes que facilitam na hora de assistir um filme, organizadores de cabos e o que mais você imaginar, alguém já projetou e imprimiu. A vantagem no caso da impressão 3D é a total customização do produto. O tema pode ser o filme que você mais gosta, um personagem de videogame, uma frase inspiradora, uma banda ou até você mesmo.

4 - Artigos de moda

moda-impressao-3d

Em 2011 a TIME Magazine nomeou o vestido impresso em 3D da estilista Iris Van Herpen uma das 50 melhores invenções de 2011. De lá pra cá as aplicações de peças produzidas inteiramente em 3D só aumentaram. Em 2015 a Adidas anunciou o desenvolvimento do projeto Futurecraft 3D, tendo como objetivo o desenvolvimento de calçados de altíssima performance completamente impressos sob medida para cada atleta. Pingentes e bijuterias aparecem como um real “trunfo” das impressoras 3D, sendo possível a produção de formas complexas por um baixo custo, como esse bracelete do designer Freshfiber.

5 - Transformar desenhos infantis em realidade

desenho-infantil-impressao-3D

Uma das aplicações mais criativas para a Impressão 3D é dar “vida” para a imaginação do seu filho(a). Os trabalhos do designer espanhol Bernat Cuni  são exemplos de presentes que deixam qualquer criança maravilhada.