Mattel revela seu "brinquedo que imprime outros brinquedos"

Quando falávamos em crianças fabricando seus próprios brinquedos, pensávamos em pipas, carrinhos de madeira, bonecas de pano e outros objetos simples porém estamos caminhando para novos tempos. Para muita gente soa como ficção científica, mas a Mattel anunciou a pré-venda da Thingmaker, uma impressora em 3D para crianças.

Lançado pela primeira vez na década de 1960, a Thingmaker original utilizava plástico líquido e moldes de metal. O sistema atual funciona através de uma impressora 3D FDM juntamente com um aplicativo para Android e iOS, permitindo o desenvolvimento de objetos e conexão wireless com a impressora. O app já está disponível para download e conta com uma biblioteca de variados objetos básicos, com juntas simples e de fácil modificação.

Segundo a Mattel a impressora aceitará todos os tipos de filamentos plásticos utilizados atualmente por outras máquinas, a empresa também anunciou que lançará a sua própria linha de produtos. Segundo o jornal USA Today, o carretel de 1kg de filamento será capaz de imprimir algo próximo de 20 estatuetas, 30 joias ou 100 anéis, levando de 30 minutos à algumas horas para produzir os brinquedos.

Custando USD$299, a Thingmaker tem um preço competitivo e vem com sistemas que aumentam a segurança, como a tranca automática da porta durante o funcionamento e a retração do bico de extrusão, prevenindo machucados  sérios em crianças mais curiosas.