5 sites gratuitos onde você encontra qualquer coisa para imprimir em 3D

Engana-se quem acha que é necessário um conhecimento avançado em modelos 3D ou a contratação de um profissional para conseguir ter alguma coisa impressa. Foi justamente com foco na praticidade que vários agregadores de arquivos .STL foram surgindo nos últimos anos, perfeitos para aqueles que não querem gastar muito tempo nem dinheiro para imprimir algo. O sistema é simples e já é praticado amplamente em outros países:

1 - A pessoa acha um objeto que gostaria de ter em algum site agregador de .STLs

2 - Ela envia o arquivo para uma empresa de impressões 3D (como a Craftec, olha só que coincidência) junto de instruções adicionais quando necessárias.

3 - O modelo é enviado 100% pronto para o cliente.

Modelos para escolher é o que não falta, então vamos aos sites:

1 - Thingiverse

 

Começando pelo maior de todos, o Thingiverse foi criado em 2008 pela já veterana no mercado de impressão 3D Makerbot e possui modelos 3D de variadas categorias, todos postados por uma base enorme de usuários. Como o site não possui um sistema de curadoria a dica é sempre dar preferência para modelos com um grande número de “makes”, dando uma garantia de que o arquivo é funcional. Com uma marca atual de mais de 1 milhão de uploads é bem seguro dizer que provavelmente você encontrará o que procura no Thingiverse.

 

2 - MyMiniFactory

 

Menor que o Thingiverse, porém ainda com algumas centenas de modelos 3D, a proposta do MyMiniFactory é a qualidade acima da quantidade. Os idealizadores do site o descrevem como “a maior plataforma de objetos 3D com curadoria do mundo”. Isso quer dizer que se está na base de dados do MyMiniFactory é porque a impressão é, de alguma forma, garantida.

 

3 - YouMagine

Assim como a Makerbot lançou o Thingiverse, a Ultimaker, outra empresa veterana, fundou o YouMagine. A proposta é basicamente a mesma do Thingiverse e a mesma dica se aplica: dê preferência para modelos com muitos downloads.

 

4 - Pinshape

Sem aporte de nenhuma empresa fabricante de hardwares, o Pinshape mantém uma política de neutralidade no quesito de suporte à impressoras 3D. Além disso é o único dos sites até agora citados que possui, além de uma boa seleção de arquivos grátis, modelos “premiums” que variam de preço de acordo com o estipulado por cada designer.

 

5 - 3Dagogo

Com uma coleção bem reduzida comparada à de outros sites dessa lista, o 3Dagogo também possui uma mistura de modelos pagos e gratuitos que vale a pena conferir.