Projetos em SketchUp funcionam para a impressão 3D?

Então você possui um projeto em SketchUp e quer transformá-lo em realidade com o uso da impressão 3D. Você manda o arquivo em sua extensão nativa para nós e aguarda o orçamento, certo? Infelizmente não é bem assim que as coisas funcionam.

Geralmente os modelos criados no SketchUp apresentam várias características que em situações normais não seriam grandes problemas, mas impossibilitam completamente a impressão 3D.

Mas nem tudo está perdido! O seu arquivo ainda pode ser impresso perfeitamente, porém antes você deve levar em conta algumas coisas. O pessoal do i.materialize criou este excelente post explicando tudo timtim por timtim. Porém como o post está todo em inglês, vamos facilitar e traduzir todas as dicas na íntegra:

1: Defina seu modelo para milímetros ou polegadas

Alguns cliques simples antes de começar vão facilitar sua vida: você pode querer configurar seu modelo SketchUp para unidades métricas ou imperiais. Desta forma, você não precisará redimensionar o tamanho de impressão do seu modelo mais tarde.

Você pode alterar o modelo clicando em Window > Preferences > Template e selecionando '3D Printing – Millimeters' ou '3D Printing – Inches'.

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2: Instale a Extensão STL do SketchUp

Normalmente, você pode salvar seu modelo 3D como um arquivo SketchUp (SKP). Você pode querer obter a extensão STL gratuita do SketchUp . O formato de arquivo STL é o mais comum usado na comunidade de impressão em 3D e facilitará a compartilhar, imprimir e editar seu design em outro software.

Com a extensão SketchUp STL instalada, você pode exportar seu modelo como um arquivo STL. Certifique-se de selecionar o mesmo tipo de unidade que você escolheu no modelo (milímetros ou polegadas) ao exportar e escolha o formato do arquivo binário para reduzir o tamanho do seu arquivo.

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3: Evite superfícies sem espessura e ajuste as espessuras de parede

Para tornar seu modelo SketchUp impresso, você precisa garantir que cada superfície tenha uma espessura de parede. Sem definir uma espessura de parede, uma impressora 3D não tem informações sobre quão grosso ou quão fino é suposto imprimir sua parte.

A imagem abaixo mostra um modelo com superfícies sem espessura (não imprimível, à esquerda) e um objeto sólido com paredes grossas (imprimível, à direita). Se você quiser saber mais sobre quão espessa suas paredes precisam ser exatamente, certifique-se de ler esta postagem no blog do i.materialise (em inglês).

4: Faça seu modelo estanque.

Um modelo imprimível não deve apresentar nenhum buraco na sua superfície. Pergunte-se a si mesmo: se eu colocasse água dentro do meu modelo, isso iria vazar? Se for esse o caso, você precisa encontrar esses buracos e fechá-los. Esta é uma das partes mais complicadas da criação de modelos 3D imprimíveis no SketchUp.

O projeto abaixo é um exemplo de um modelo que não é estanque. Você pode ver claramente que há um grande buraco na sua superfície.

Uma vez que este buraco está fechado (por exemplo, desenhando novas linhas), o SketchUp reconhece que o objeto é sólido no interior e pronto para a impressão! Você pode ver um objeto estanque abaixo.

5: Evite a sobreposição interna

Intersecções e paredes dentro do seu design podem tornar a sua vida difícil, pois seu modelo precisa ter um "invólucro exterior" contínuo. É por isso que faz sentido pensar primeiro em seu modelo em um espaço bidimensional.

No caso abaixo, a forma esquerda não será imprimível uma vez que ela seja puxada para um objeto tridimensional, pois apresentará paredes sem espessura dentro do objeto. A forma à direita, no entanto, não será um problema para imprimir uma vez que seja puxado para um objeto 3D porque ele só terá um 'shell'. Não possui paredes sem espessura no interior. Examinaremos uma maneira automática de criar um shell externo mais tarde.

6: Verifique se o seu modelo é sólido

A criação de modelos estanques com um exterior contínuo pode ser difícil às vezes. Felizmente, SketchUp permite que você verifique se você cometeu algum erro.

Veja como funciona:

  • Clique triplo no seu modelo com a ferramenta Selecionar (isso selecionará tudo).

  • Clique com o botão direito do mouse em seu objeto e selecione 'Make Group'.

  • Clique com o botão direito do mouse em seu objeto novamente e selecione "Entity Info".

Se você projetou um objeto com furos (não estanques) e interseção interna (não em um shell), a janela Entity Info irá dizer 'Group'. Isso significa que seu modelo não é imprimível e você terá que verificá-lo novamente. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione 'Explode' para re-editar os componentes.

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Se você projetou um modelo estanque em um shell, a janela Entity Info dirá 'Solid Group' e então você saberá que o seu modelo está pronto para ser impresso em 3D (nas próximas etapas, nós diremos como corrigir isso).

7: Procure dentro de seu modelo com 'Hide Tool' e 'X-Ray-Mode'

Olhar para o seu modelo de fora significa que o interior é uma "caixa preta" para você. No entanto, pode ser que o interior do seu modelo apresente muitos erros de modelagem que tornariam o seu objeto não imprimível. No exemplo abaixo, a janela 'Entity Info' indica que o objeto não é sólido.

Uma vez que parece sólido de fora, faz sentido examinar o que está acontecendo por dentro. Selecione uma superfície (face) que deseja ocultar e selecione 'Edit'> 'Hide'. E voila: você pode encontrar o erro que está causando problemas. Alternativamente, você pode alternar para o modo de raio-x clicando em 'View'> 'Face Style'> 'X-ray'.

8: Crie um 'Shell Externo'

Nós já assinalamos que os projetos com objetos sobrepostos criam problemas para as impressoras 3D. A boa notícia: existe uma solução automatizada para criar um 'shell externo' em torno dos objetos sobrepostos, excluindo todas as partes sobrepostas internas.

Para começar, temos estes dois blocos sólidos. Cada um desses blocos foi "agrupado" separadamente (Selecione> clique com o botão direito do mouse> Create Group). Nós também selecionamos a visão de raio-x para facilitar as coisas.

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Em seguida, movemos um bloco para o outro. Agora temos áreas sobrepostas no interior desse objeto.

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Para se livrar disso, selecionamos um bloco, clique em 'Tools' e escolha 'Outer Shell'.

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A última coisa a fazer é clicar no segundo bloco. O SketchUp criou automaticamente um grupo sólido desses blocos. Como você pode ver, as partes de sobreposição interna desapareceram. O resultado é um novo objeto sólido que está pronto para ser impresso em 3D!

9: Corrigir faces invertidas

Outro problema que pode ocorrer são as chamadas faces invertidas. Isso significa que uma superfície do seu modelo está voltada para a direção errada (geralmente isso significa que está de frente para o interior do objeto em vez do exterior). Estas superfícies são automaticamente coloridas em azul claro.

Para corrigir isso, clique com o botão direito na superfície voltada para o interior (face) e selecione 'Reverse Faces'. Você pode ver um exemplo disso na imagem abaixo (esquerda). À direita, você pode ver o objeto como deve ser: todas as faces apontam para o exterior novamente.

10: Aumentar segmentos de círculo / arco para obter curvas suaves

O SketchUp 'suaviza' arcos e círculos em sua apresentação visual. Mesmo que os círculos possam parecer perfeitamente esféricos no SketchUp, eles são realmente apenas feitos de 24 lados. Clique em ‘View’ > ‘Hidden Geometry’ para ver esses lados. Ao ser impresso, este círculo pode sair com várias arestas.

Quando você seleciona a ferramenta arco ou curva, o SketchUp irá mostrar seus lados padrão no canto inferior direito. Você pode então inserir um número maior para aumentar o número de lados. Valide sua entrada clicando na tecla 'Enter' e depois desenhe seu arco ou círculo.

A imagem abaixo mostra uma comparação entre os 24 lados padrão (esquerda) e 150 lados (direita).

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Extra: Reparo e preparação automática de arquivos

Às vezes, os problemas são pequenos e difíceis de ver a olho nu. Existem extensões do SketchUp como o Solid Inspector 2 que encontram problemas automaticamente e mostram para você. Basta selecionar um grupo ou componente e ativar a ferramenta Solid Inspector para uma análise do que o impedirá de ser um sólido estanque.

Outra extensão útil é CleanUp 3 . Ele permite que você limpe e otimize seu modelo SketchUp com ferramentas úteis como "Apagar geometria escondida" e "Apagar faces duplicadas".

Além disso, o SketchUp adicionou uma característica legal à sua 3D Warehouse que foi desenvolvido pela Materialise . Ao fazer o upload de um modelo para a 3D Warehouse, você pode verificar o botão "Eu quero isso ser impresso em 3D" (veja o vídeo abaixo) para corrigir erros de modelagem instantaneamente. Esta ferramenta tornará seu modelo 3D estanque e permitirá que você baixe-o como um arquivo STL. Embora possa levar a resultados um pouco menos precisos, é uma maneira muito rápida de obter um arquivo imprimível. Então, se você estiver procurando por uma ferramenta fácil de usar que lhe poupará muito tempo e esforço (e não mais ter que ficar procurando por problemas de arquivos), esta é a ferramenta para você.