SAIBA MAIS SOBRE IMPRESSÃO 3D EM RESINA

Especificações técnicas:

Área máxima de impressão: 115x65x155mm
Material utilizado: Resina 405nm UV
Resolução: 25-100 microns

Para que serve a impressão 3D em resina?

Devido a sua alta resolução, o que permite um detalhamento preciso em peças pequenas, a impressão 3D em resina (SLA/DLP/LCD) é muito utilizada na fabricação de modelos odontológicos, prototipagem e moldes para joias, miniaturas e demais objetos pequenos como conectores, tampas, etc.

O processo de impressão

Todas as formas de impressão 3D em resina, seja ela SLA, DLP ou LCD funcionam utilizando os mesmos princípios básicos. As impressoras contam com uma plataforma onde os objetos são impressos em 3D “de cabeça para baixo”. Essa plataforma começa o processo de impressão mergulhada em uma piscina de resina que reage com ondas luminosas específicas. Abaixo dessa piscina está uma fonte de luz (SLA – laser + espelho, DLP – projeção + espelho, LCD – tela) que irá emitir luz de forma a endurecer apenas as partes desejadas, uma camada por vez, com a plataforma se elevando lentamente a medida que o objeto vai se materializando.

Resinas

As resinas para impressão 3D são fabricadas por diversas empresas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Existem resinas “comuns”, resinas biodegradáveis, resinas “castable” que aguentam altas temperaturas sem deformar para a fabricação de moldes, resinas específicas para detalhamento máximo em odontologia, dentre várias outras. Todas possuem várias opções de cores, porém o custo varia bastante de acordo com a disponibilidade do mercado.

Devido ao processo de fabricação da resina que a grande maioria das empresas utiliza no Brasil, a cor mais comum de se encontrar no mercado é de um amarelado translúcido. Isso acontece porque um dos químicos da receita tem naturalmente esse tom amarelado, mas esse seria o mais próximo de uma resina “sem pigmentação” de baixo custo disponível no Brasil.

Acabamentos para impressão 3D em resina

Assim como a Impressão 3D FDM, a impressão em resina aceita muito bem o processo clássico de lixa, primer e tinta. Lixa para alisar qualquer “rebarba” remanescente da impressão 3D, primer para criar uma superfície de melhor absorção e a tinta para enfim colorir os modelos.

Projetando peças para impressão 3D em resina

O processo de criação do projeto para impressão 3D em resina, seja ele visual ou um projeto de engenharia, segue basicamente os mesmos princípios da impressão 3D FDM, levando-se em conta a geometria da peça para que ela seja fabricada com o menor número de estruturas de suporte possíveis. Outro fator muito importante é saber posicionar as peças na plataforma no momento da impressão. Objetos com alguma de suas faces perfeitamente retas ajudam muito nesse quesito, diminuindo drasticamente a necessidade de suportes.

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE UM POUCO MAIS SOBRE IMPRESSÃO 3D, QUE TAL FAZER UM ORÇAMENTO COM A GENTE?